O São Paulo emprestou o volante equatoriano Jhégson Méndez em fevereiro deste ano para o Elche, da Espanha. Entretanto, o jogador está passando por uma situação incomum. Isso porque o atleta já está em sua nova equipe há mais de dois meses mas sequer entrou em campo.
O volante de 26 anos chegou ao São Paulo em janeiro de 2023 depois de uma passagem não muito marcante pelo LAFC, dos Estados Unidos. Ele veio de forma gratuita, já que estava em fim de contrato com a sua equipe. Mas também não teve muitas oportunidades sob comando de Rogério Ceni e Dorival Júnior.
O equatoriano jogou apenas 24 partidas durante toda a última temporada e não marcou gols. Sem perspectiva de espaço com Thiago Carpini, Méndez acabou sendo emprestado para a equipe que disputa a Segunda Divisão da Espanha. Entretanto, o volante ainda aguarda sua primeira oportunidade na equipe, já que nem mesmo do banco de reservas ele saiu.
Emprestado pelo São Paulo não deve continuar no Elche
O contrato de Méndez com o Elche é curto, tendo em vista que a equipe espanhola acertou um empréstimo apenas até o final da atual temporada na Europa. Méndez tem cerca de dois meses para tentar convencer o time espanhol de que merece permanecer. Entretanto, isso não deve acontecer mesmo com uma opção de compra avaliada em pouco mais de R$ 12 milhões.
Acontece que será bem difícil o Elche desembolsar todo esse dinheiro com um jogador que sequer sai do banco de reservas. Então, a tendência é de que ele seja devolvido ao final do empréstimo. O Elche ocupa atualmente a 8ª posição em La Liga 2, com 54 pontos, quatro pontos atrás de equipes como Espanyol, Eibar e Valladolid, que brigam pelo acesso. O líder é o Leganés, com 63 pontos.