Rogério Ceni é um dos grandes ídolos da história do São Paulo. Defendendo a meta do Tricolor, Ceni teve uma carreira consolidada. Além de importantes defesas, ele atacava de artilheiro nas bolas paradas. Ao todo, Ceni jogou mais de 1200 partidas com a camisa do São Paulo e anotou incríveis 131 gols, sendo o maior goleiro-artilheiro da história do futebol.
Entretanto, não dá pra dizer que Ceni teve a mesma sorte como treinador do São Paulo. O ídolo do Soberano acumula duas passagens no comando técnico da equipe, sendo a primeira delas em 2017 e a segunda entre 2021 a 2023. Mas em nenhuma dessas passagens ele conseguiu conquistar títulos. Vale lembrar que o São Paulo venceu o Paulistão em 2021, mas naquela época, o técnico era o argentino Hernán Crespo.
Em recente participação no podcast ‘Boppismo’, o jornalista André Hernan falou sobre as passagens de Ceni como técnico do São Paulo. E ele deu detalhes sobre os motivos que ele acredita que fizeram com que Rogério Ceni não tivesse sucesso a frente do São Paulo. Para Hernan, o trabalho foi se desgastando pelo fato do ex-goleiro não conseguir gerir bem as peças que tinha no elenco.
“Fazer uma gestão de grupo não é tão simples assim. Tem caras que tem a habilidade de fazer isso, tipo Abel Ferreira e Dorival Júnior… o Rogério vai pro lado mais do profissional, da cobrança. O trabalho teve um prazo de validade e teve uma hora que não tava indo mais. Não adianta treinar, não adianta fazer mudança porque perde o fôlego”, afirmou Hernan.
Títulos de Ceni como treinador
Rogério Ceni possui em seu currículo como jogador títulos como Campeonato Brasileiro, Copa Libertadores e Mundial de Clubes. Entretanto, essas são apenas algumas das suas conquistas com a camisa do São Paulo como jogador. Já como treinador, ele não teve conquistas com o Tricolor Paulista, mas já tem alguns títulos para chamar de seu.
Ceni foi campeão das séries A e B do Brasileirão comandando Flamengo (2020) e Fortaleza (2018). Além disso, ele também conquistou a Copa do Nordeste em 2019 com o tricolor cearense e a Supercopa do Brasil em 2021 no comando da equipe carioca. Atualmente, Ceni comanda o Bahia.