O São Paulo estreia nesta quinta-feira (4) na Copa Libertadores 2024 e um dos jogadores de seu elenco possui uma história peculiar com a competição. Apesar de ter feito grande parte da sua carreira na Europa, James Rodríguez já teve oportunidade de disputar o título continental uma vez. E o colombiano fez bonito.
Lá no início da sua carreira, em 2010, James era um dos jogadores do elenco do Banfield, da Argentina. Na época, com 19 anos, ele vestia a camisa 8 da equipe argentina e era tratado como uma das grandes promessas do futebol sul-americano. Bancado pelo então treinador Julio César Falcioni, disputou oito jogos da Libertadores naquele ano e anotou cinco gols.
O Banfield terminou aquela fase de grupos com 11 pontos e se classificou com uma das melhores campanhas dos segundos colocados. James marcou contra todos os adversários do grupo (Nacional-URU, Monacas Morelia e Deportivo Cuenca) e foi importante para a equipe nas oitavas de final. No entanto, apesar de vitória por 3×1 sobre o Internacional na Argentina, o Colorado venceu por 2×0 no Beira-Rio. No critério de gol fora de casa, os brasileiros ficaram com a vaga.
James pode entrar em seleto grupo
Em 2024, James pode acabar entrando em uma seleta lista que conta com alguns dos maiores destaques do futebol mundial. Acontece que, caso seja campeão da Libertadores com o São Paulo, ele será um daqueles poucos nomes que conquistaram na carreira como jogador ao menos uma edição da Copa Libertadores e uma da Champions League.
Tal lista aumentou na última temporada, já que o lateral-esquerdo Marcelo, que havia conquistado cinco Champions League com o Real Madrid, foi campeão da Libertadores com o Fluminense. Além do ex-seleção brasileira, a lista conta com nomes importantes como Dida, Tévez, David Luiz, Rafinha, Neymar e Ronaldinho Gaúcho.