Rival paulista é o time que mais chuta pra fora do Brasileirão
Um estudo realizado pelo CIES Football Observatory revelou que o Red Bull Bragantino é o clube da elite do Campeonato Brasileiro com o pior aproveitamento em finalizações. A pesquisa, conduzida por essa organização independente de pesquisa e educação, criou um índice para classificar os clubes com base nos gols esperados, gols efetivamente marcados, número de finalizações e número de finalizações no alvo.
O Red Bull Bragantino liderou esse ranking negativo, apresentando um índice de -0,35. O clube de Bragança Paulista teve um desempenho abaixo do esperado, registrando uma média de 15,6 chutes por jogo, com apenas 5,3 deles no alvo, resultando em uma média de 1,21 gols marcados, enquanto a expectativa era de 1,56.
O estudo ainda revela que, dos 20 times que disputaram a Série A em 2023, apenas seis obtiveram um saldo positivo nesse índice. Grêmio, Cuiabá, Palmeiras, Corinthians, Flamengo e Botafogo se destacaram como os clubes mais eficazes em suas finalizações, superando as expectativas de gols esperados. Por exemplo, o Botafogo, que tinha uma expectativa de 1,27 gols, conseguiu marcar 1,39, alcançando um índice positivo de 0,12.
Bragantino volta ao Paulistão neste fim de semana
No próximo domingo (17), o Red Bull Bragantino enfrenta a Inter de Limeira, pelas quartas de finais do Campeonato Paulista. Segundo o regulamento, será realizado um jogo único e se persistir o empate, a decisão será nos pênaltis.