Ex-Atlético, Rodrigo Santana volta ao Brasil para assumir time da Série C
Rodrigo Santana enfrentará um novo desafio à frente do Athletic, equipe da elite do Campeonato Mineiro em 2024. Aos 41 anos, o treinador, conhecido por sua experiência no futebol, terá pela frente não apenas o Estadual, mas também a Copa do Brasil e a Série C do Brasileirão na próxima temporada. Em 2023, o treinador acumulou experiências internacionais ao comandar o Rans Nusantara, da Indonésia, seguido pelo Vaca Diez, na primeira divisão do Campeonato Boliviano.
Durante sua passagem pelo futebol indonésio, Rodrigo Santana destacou a complexidade do trabalho e revelou a difícil adaptação à cultura local, que o levou a perder 13 kg e optar pelo retorno ao Brasil. Posteriormente, assumiu o Vaca Diez, obtendo resultados expressivos, como vitórias contra Bolivar e Always Ready. Contudo, a situação extra-campo, com o cancelamento do Campeonato Boliviano devido a suspeitas de corrupção, complicou ainda mais sua trajetória.
Rodrigo teve passagem pelo Galo
Antes de sua incursão internacional, Rodrigo Santana já havia conquistado títulos com a URT, levando o Trovão Azul ao título do Interior nas temporadas 2017 e 2018. Seu desempenho chamou a atenção do Atlético-MG, onde assumiu funções administrativas antes de ser promovido ao comando técnico do time sub-20. A oportunidade na equipe principal surgiu após a demissão de Levir Culpi, levando o Galo à semifinal da Sul-Americana em 2019.
No entanto, a eliminação para o Colón-ARG e uma sequência adversa no Brasileirão culminaram em sua demissão. O treinador também teve passagens por Avaí, Coritiba e Confiança, mas sem grande sucesso. Em 2022, sua contratação pelo Corinthians como auxiliar técnico foi anunciada, mas o envolvimento em um ato antidemocrático levou à desistência do clube paulista. Agora, Rodrigo Santana assume um novo capítulo em sua carreira, buscando êxito à frente do Athletic.