Joia Tricolor assume titularidade de GIGANTE clube europeu
O zagueiro brasileiro Morato vem se destacando no futebol português com a camisa do Benfica. Após deixar o São Paulo em 2019 para integrar o Benfica B, o defensor passou a figurar com frequência na equipe principal a partir da temporada 2021/22. Ao longo da atual temporada, Morato já disputou 26 partidas, sendo titular em 20 jogos consecutivos e apenas quatro em sua posição original.
Nos últimos 16 jogos, Morato foi adaptado para atuar como lateral esquerdo pelo treinador Roger Schmidt, e desde então o clube não conheceu a derrota, acumulando 12 vitórias e 4 empates. “Morato é uma grande surpresa para mim, está se saindo muito bem como lateral. Ele tem o perfil de um zagueiro central, mas nas últimas semanas evoluiu de forma fantástica e foi crucial para encontrarmos essa solução. Precisávamos do Fredrik como lateral direito. O desenvolvimento do Morato foi muito importante. Ele já tem alguma experiência nessa posição”, comentou Schmidt.
Zagueiro não foi liberado para o Pré-Olímpico
Apesar do interesse do técnico Ramon Menezes em contar com Morato para o torneio Pré-Olímpico, o Benfica optou por não liberar o defensor. Sua última partida pela Seleção Brasileira foi em setembro de 2023, em uma derrota para Marrocos por 1 a 0 no dia 7. O segundo jogo seria disputado quatro dias depois, mas foi cancelado devido a um terremoto que atingiu o país africano.
Atualmente, o Benfica, atual campeão português, lidera a liga local com dois pontos a mais que o rival Sporting (que tem um jogo a menos).