São Paulo ajuda a derrubar mais um treinador rival
O Corinthians anunciou a demissão do técnico Mano Menezes nesta segunda-feira, em decorrência da derrota em casa por 3 a 1 para o Novorizontino no domingo, pelo Campeonato Paulista. Tanto o treinador quanto seus auxiliares foram informados da decisão durante a tarde e não comandarão mais nenhum treino no CT.
O clube agora busca um substituto, e o nome de Márcio Zanardi, do São Bernardo, surge como favorito, especialmente por sua experiência nas categorias de base com a atual direção do Corinthians. No entanto, surge um obstáculo, já que, de acordo com as regras do Paulistão, um treinador não pode dirigir duas equipes na mesma edição.
Mano Menezes, que tinha contrato até o final de 2025 e uma multa milionária, encerra sua terceira passagem pelo Corinthians com 20 jogos, registrando seis vitórias, cinco empates e nove derrotas, resultando em um aproveitamento de 38%. Além do desempenho aquém do esperado, o Corinthians enfrenta dificuldades, ocupando a última posição no Grupo C do estadual e está na zona de rebaixamento na classificação geral, na penúltima colocação.
Após a quarta derrota consecutiva no Paulistão, o presidente Augusto Melo, no domingo passado, havia garantido a permanência de Mano Menezes.
“Ninguém está preocupado com multa, estamos preocupados com o trabalho. O Mano é o treinador do Corinthians até 2025, contrato feito. Vou estar estruturando para ele ter uma melhor condição de trabalho. Tenho minha responsabilidade como presidente. Se ele está pedindo algumas peças para poder encaixar, minha obrigação é trabalhar para isso.”, afirmou.
No entanto, as últimas semanas foram marcadas por polêmicas envolvendo o treinador e jogadores do elenco, causando insatisfação interna. Em partidas recentes, Mano demonstrou impaciência e criticou jogadores, contribuindo para um ambiente tumultuado no clube.
Vale destacar que na última semana, o São Paulo quebrou um tabu de 10 anos sem vencer o Corinthians na Neo Química Arena. O resultado negativo para os corinthianos teve repercussão negativa e contou como mais um capítulo ruim para Mano Menezes.
Mano teve outras passagens pelo clube
Essa demissão representa o fim da terceira passagem de Mano Menezes pelo Corinthians, sendo a primeira em 2008, quando chegou para a Série B. Em 2009, conquistou o Paulistão e a Copa do Brasil. Em 2010, partiu para a seleção brasileira. Em 2014, retornou para a reconstrução do elenco, pavimentando o caminho para o título brasileiro de 2015, já sob o comando de Tite. Mano é o terceiro técnico com mais jogos no Corinthians, totalizando 268 partidas, atrás de Oswaldo Brandão (435) e Tite (378), com um registro de 142 vitórias, 69 empates e 49 derrotas, alcançando um aproveitamento de 62%.