A FIFA reacendeu a polêmica ao classificar o Palmeiras como “campeão mundial” em uma entrevista com o jogador Rony em 2022, porém, não oficializou o título de 1951, que não aparece em suas listas oficiais de campeões mundiais. O torneio de 1951, conhecido como Copa Rio, contou com os melhores clubes do mundo na época, todos campeões nacionais.
O Palmeiras venceu esse torneio e sempre defendeu que o título tinha status de mundial. Desde então, o clube tem buscado o reconhecimento oficial para esse título. Em 2007, enviou um pedido oficial à FIFA, que inicialmente concordou, mas não oficializou o título.
Em 2014, o então ministro do Esporte Aldo Rebello, fez um novo pedido diretamente ao secretário-geral da FIFA, que novamente concordou, porém nada mudou na prática. Na competição de 51, o Palmeiras bateu a Juventus, da Itália, na decisão.
Em 2017, a FIFA reconheceu como campeões mundiais os times que venceram a Copa Intercontinental, gerando contradições em relação às declarações anteriores sobre o reconhecimento de títulos mundiais. Esses pontos destacam a complexidade e as idas e vindas na busca do Palmeiras pelo reconhecimento oficial do título mundial de 1951 pela FIFA.