O sub-16 do Atlético-MG derrotou o Atlético de Madrid e conquistou o título da Surf Cup International, disputada na cidade de Salou, na Espanha. O clube espanhol segurou o empate sem gols no tempo regulamentar, mas na decisão por pênaltis, os crias dos Galo venceram por 5 a 4 e levantaram mais um troféu na temporada.
A campanha do Atlético-MG na competição
O Atlético fez 7 jogos, venceu 5 e empatou 2. Marcou 30 gols e sofreu apenas 1. O atacante João Teixeira, com 7 gols, foi o artilheiro do Galo na competição. Como o torneio foi disputado na categoria sub-17 europeia, o Galo pôde mesclar a geração 2008, vencedora de quatro títulos em cinco competições disputadas no ano, com a geração 2007, que vinha de conquistas na temporada passada.
O time comandado por Henrique Teixeira fez sua estreia na quinta-feira (23), vencendo o Beach FC-EUA, por 6×0, com gols de João Teixeira (2), Yann Neves, Xavier, Gutte e Cauã Soares. Já na sexta-feira (24), o clube mineiro disputou dois jogos em um intervalo de 7 horas: goleadas sobre o Tromsø-NOR, por 8×0, com gols de Kawê (2), João Teixeira (2), Cauã Soares (2), Pascini e Gutte, e sobre a UD Vall de Uxó-ESP, por 4×0, com Kawê, João Teixeira, Pascini e Gutte marcando.
No sábado (25), mais dois jogos: as oitavas de final contra o Sedavi-ESP, vencida por 8×0, com gols de João Teixeira (2), Gutte (2), Kawê, Vitão, João Vilela e Cauã Soares, e as quartas, com vitória pra cima do IDA Valencia-ESP, por 3×0, onde Vinicinho, Yann Neves e Mosquito marcaram.
Neste domingo (26), vitória sobre o Granada-ESP na semifinal, por 5×4, nos pênaltis, após empate no tempo normal por 1×1, com gol de Vinicinho. Clubes como Real Madrid, Barcelona, Atlético de Madrid, PSG, Lyon, Leicester, Sporting de Lisboa, Rangers, Sevilla e Valencia estiveram presentes no torneio.