Confira o levantamento dos atletas no DM Tricolor em 2023
O São Paulo encerrou o ano de 2023 com o inédito título da Copa do Brasil, mas também registrou uma alta rotatividade no departamento médico, caracterizando a temporada como marcada por desfalques devido a dores e lesões. O levantamento abrange um total de 55 baixas médicas de 27 jogadores distintos, colocando o Tricolor como o segundo clube com mais registros de episódios clínicos que resultaram em ausências em partidas entre os 20 clubes da Série A.
Jonathan Calleri foi o jogador do elenco mais impactado pela sequência de idas e vindas ao departamento médico em 2023. Enfrentando problemas nas costas, coxa e tornozelo, o argentino registrou seis entradas no DM, totalizando 19 jogos perdidos devido a lesões ou dores. Apesar das adversidades, Calleri manteve seu desempenho em alta, inclusive marcando um gol na final da Copa do Brasil contra o Flamengo, no jogo de ida. Após conquistar o título, revelou que jogou seis meses em sacrifício e precisaria passar por uma artroscopia, perdendo assim 12 partidas na reta final do ano.
Tricolor teve dificuldades com atletas no DM
Igor Vinícius, por sua vez, teve uma participação limitada no São Paulo ao longo de 2023. Com apenas duas aparições em campo, o lateral-direito foi afetado por uma pubalgia, levando-o a perder 69 jogos. Após passar por duas cirurgias, encerrou a temporada recuperado, mas sem ser relacionado para as partidas. Seis outros jogadores passaram por intervenções cirúrgicas devido a lesões mais graves, incluindo Welington, Rodrigo Nestor, Ferraresi, Talles Costa, Marcos Paulo e Galoppo, que sofreu uma ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, interrompendo uma temporada promissora.
Erison, embora não tenha passado por cirurgia, enfrentou três problemas na coxa esquerda, resultando em 43 partidas perdidas durante o ano. O São Paulo, ao ser contatado pelo site do ge, optou por não fornecer detalhes específicos sobre dois casos nos quais não foram informados os locais específicos das lesões. As informações para esta pesquisa foram obtidas do site oficial do São Paulo e através de apurações junto aos repórteres no cotidiano do clube.