A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, nesta terça-feira (17), que São Paulo e Palmeiras vão decidir o título do Campeonato Brasileiro sub-17 na Arena Barueri, no próximo sábado (21), às 15h30 (de Brasília).
A grande decisão do Brasileirão da categoria será em jogo único. Caso o placar termine empatado no tempo regulamentar, o campeão será decidido por meio de uma disputa de pênaltis. O Tricolor chega embalado na final após eliminar o Flamengo na semifinal e agora vai em busca de seu primeiro título da competição no sub-17. O Palmeiras chega à decisão após eliminar o Corinthians nas semis.
A campanha do São Paulo no Brasileirão sub-17
O Campeonato Brasileiro sub-17 foi dividido em dois grupos com 10 equipes em cada chave. O Tricolor ficou no grupo B ao lado de Palmeiras, Athletico Paranaense, Santos, Goiás, Cruzeiro, Grêmio, Fortaleza, Atlético Goianiense e Bahia.
Os quatro primeiros de cada chave se classificavam para as quartas de final da competição, e o Tricolor conseguiu ficar na liderança do grupo. Athletico, Palmeiras e Santos foram os outros classificados. No grupo A, Corinthians, Flamengo, Fluminense e Internacional avançaram às quartas.
Das nove partidas da fase de grupos, o São Paulo venceu sete, empatou um e perdeu apenas uma vez. No total, foram 25 gols marcados e 11 sofridos, com um aproveitamento de 81%. O Palmeiras teve o mesmo número de pontos, mas o Tricolor ficou em primeiro pelo saldo de gols (14 x 11).
Com a vitória por 3×1 sobre o Flamengo no jogo de ida da semifinal, o Tricolor poderia até perder por um gol de diferença na volta para avançar à final. O empate em 2×2 colocou o São Paulo na final da competição sub-17 pela primeira vez.