Urgente: CBF pode ter novo presidente
O que antes era apenas uma possibilidade começa a se tornar realidade. Ronaldo, ex-jogador e proprietário do Valladolid, da Espanha, pretende lançar sua candidatura à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em 2026.
O pentacampeão mundial com a Seleção Brasileira já havia expressado em diversas ocasiões o desejo de presidir a entidade. Ontem, ele confirmou em entrevista ao ‘ge’ que será candidato na próxima eleição.
O mandato do atual presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, termina em março de 2026, porém as eleições podem ser antecipadas para março de 2025. Para oficializar sua candidatura, Ronaldo precisa garantir o apoio de pelo menos quatro federações e quatro clubes, e com isso, ele se compromete a viajar pelo Brasil em busca de suporte.
“Esse anúncio é justamente para isso, para mandar uma mensagem aos presidentes de federações de clubes de que eu sou um candidato à presidência da CBF, tenho planos incríveis, e antes de que qualquer um se comprometa com seu voto, eu gostaria de ter uma conversa pessoal com cada um. Vou rodar o Brasil para sentir isso de cada um”, disse Ronaldo.
A votação para a presidência da entidade envolve um colégio eleitoral composto por federações e clubes, com pesos diferenciados. As federações dos 26 estados e do Distrito Federal têm peso três no voto, os 20 clubes da Série A têm peso dois, e os 20 clubes da Série B possuem peso um.
CBF com problemas
Nos últimos anos, a CBF tem vivido um período de instabilidade política, e o presidente Ednaldo Rodrigues chegou a ser afastado do cargo por uma decisão judicial, mas voltou após uma decisão do ministro Gilmar Mendes. No entanto, o Supremo Tribunal Federal (STF) ainda precisa julgar se ele deve ou não permanecer no cargo.