Renato Portaluppi disse tchau ao Grêmio e assumiu o Flamengo
No dia 10 de julho de 2021, o técnico Renato Portaluppi era anunciado pelo Flamengo, após deixar o Grêmio. O ex-atacante chegou sob muito expectativa depois de um bom trabalho no comando do Imortal.
Na época, o treinador havia chegado para suceder Rogério Ceni. Ele ficou no cargo até novembro de 2021, quando foi demitido depois da perda do título da Copa Libertadores para o Palmeiras, em Montevidéu, no Uruguai.
Ao todo, Renato Portaluppi comandou o Flamengo em 38 jogos, com 25 vitórias, 8 empates e 5 derrotas, um aproveitamento de 72,8%. Em 2022, ele afirmou que, se estivesse na Europa, teria sido reconhecido por sua atuação no clube, refletindo sobre seu desempenho à frente do Rubro-Negro.
“Nem todo treinador vai ganhar tudo. Comigo no Grêmio foi assim. Ganhei e perdi, mas foram cinco anos de sucesso. Com esse vice da Libertadores e o vice do Campeonato Brasileiro, se fosse na Europa o treinador estaria consagrado. Além disso, ganharia uma sequência. Tanto que meu aproveitamento no Flamengo foi de quase 74%, mesmo com vários jogadores no departamento médico, uma decisão a cada três dias”, disse Renato Portaluppi.
Situação atual de Renato Portaluppi
De acordo com o jornalista Kaliel Dorneles, da Band RS , a quarta passagem de Renato Portaluppi pelo Grêmio está prestes a chegar ao fim. O técnico e a diretoria do clube concordaram em encerrar esse ciclo em dezembro, quando expira o contrato vigente entre as partes.
O presidente Alberto Guerra e o técnico têm dialogado sobre o fim da gestão no Imortal, após uma temporada desafiadora. Embora seja um ídolo adorado pela torcida, ele está enfrentando uma forte resistência por parte dos torcedores neste momento.