Dono do Botafogo recebe oferta bilionária para vender fatia das ações
John Textor, acionista da SAF do Botafogo, não pretende dar sequência a seus investimentos junto ao Crystal Palace, equipe que disputa a Premier League. Detendo 45% das ações do clube inglês, o empresário colocou a fatia à venda, tendo recebido proposta de 200 milhões de libras (cerca de R$ 1,5 bilhão na cotação atual).
De acordo com o jornal “Daily Mail”, as elevadas cifras foram colocadas na mesa pelo Sportsbank, grupo de investidores que conta com a presença de empresários dos Estados Unidos, Europa e Oriente Médio. Apesar do montante despertar a atenção, John Textor prega cautela ao bater o martelo, já que mais três concorrentes estão na luta pela compra das ações do Crystal Palace.
Em um primeiro momento, o acionista da SAF do Botafogo tentou adquirir uma parcela maior em participações junto ao clube inglês. Porém, os demais envolvidos no negócio rejeitaram vender suas ações, fator que desencadeou em Textor o desejo de abrir mão de seus investimentos. Por deter apenas 45% do time, suas decisões são minoritárias, o que o impossibilita de tomar decisões por conta própria.
Visando aumentar ainda mais sua dinastia no mundo da bola, o norte-americano deve vender sua parcela no Crystal Palace para investir em outro clube de ponta da Premier League. Em seu conglomerado, na empresa Eagle Football Holding, Jhon Textor tem participação majoritária no Botafogo, no RWD Molenbeek, da Bélgica, e no Lyon, da França.
Recompensa por ter adquirido a SAF do Botafogo
No ano de 2021, quando o Botafogo percorria sua trajetória na segunda divisão do Campeonato Brasileiro, o empresário estadunidense fechou a compra de 90% da Sociedade Anônima de Futebol do alvinegro carioca. Três anos após o acerto de contas, Textor comemora a excelente fase do Glorioso, que lidera o Brasileirão e carimbou pela primeira vez na história classificação à final da Libertadores.
“Primeira final da Copa Libertadores na história do Botafogo! Fazer história é legal, mas viver o momento é muito melhor!”, comemorou o mandatário após o Glorioso despachar o Peñarol na semifinal por um placar agregado de 6 a 3.