Zagueiro do futebol espanhol encaminha acerto com o Cruzeiro para 2025
Classificado para a final da Copa Sul-Americana, o departamento de futebol do Cruzeiro iniciou nas surdinas o planejamento para a temporada 2025. Visando brigar por novos títulos e colocar o clube na prateleira mais alta do futebol nacional, o Cabuloso abriu conversas para contratar o zagueiro Omar Alderete, que pertence ao Getafe, da Espanha.
Segundo apurações do GOAL, o jogador paraguaio acenou positivamente à possibilidade de vestir a camisa do Cruzeiro a partir da próxima janela de transferência, marcada para janeiro. Apesar de possuir contrato com o Getafe válido até meados de 2028, as negociações entre brasileiros e os representantes de Omar estão avançadas.
Titular absoluto do plantel que disputa a primeira divisão do Campeonato Espanhol, Omar Alderete entende que a liga brasileira ganhou uma maior dimensão em termos de projeção de jogadores para clubes de renome na Europa. Dessa forma, para que a transferência junto ao Cruzeiro seja selada, restam apenas sanar os ajustes envolvendo os dirigentes do Cabuloso e do Getafe.
Com o aval do zagueiro, a Celeste tenta chegar a um consenso sobre a forma de negociação, já que Omar pode desembarcar na Toca da Raposa por meio de empréstimo. Em contrapartida, a aquisição definitiva dos direitos econômicos do paraguaio não está descartada, uma vez que Pedrinho Lourenço, acionista da SAF do Cruzeiro, afirmou que pretende usar mais de R$ 200 milhões somente com reforços para 2025.
Quem é o possível reforço do Cruzeiro?
Revelado nas categorias de base do Cerro Porteño, Alderete passou por dois clubes argentinos (Gimnasia e Huracán) antes de rumar para a Europa. Em contrapartida, viu seu futebol ganhar progressão com as investidas de FC Basel (Suíça), Hertha Berlim (Alemanha) e Valencia (Espanha), até desembarcar no Getafe, em 2022.
Contabilizando as três temporadas em que esteve à disposição do Getafe, o possível reforço do Cruzeiro contabilizou 73 jogos, um gol e duas assistências. No mais, ganhou dinâmica dentro das quatro linhas, sendo coroado com 24 partidas defendendo a Seleção do Paraguai.