Santos, Flamengo, Grêmio e São Paulo: FIFA bateu o martelo sobre títulos mundiais

O formato do Mundial de Clubes que conhecemos atualmente nem sempre foi assim, principalmente em questão da própria nomenclatura. Adversários de dentro de campo, Santos, Flamengo, Grêmio e São Paulo possuem uma luta em comum: a briga pelo reconhecimento junto à Fifa de títulos internacionais, que se enquadra em mundiais.

Para a infelicidade dos rivais, a entidade máxima do futebol reconheceu o quarteto como únicos brasileiros campeões do mundo ao lado de Internacional e Corinthians. A decisão foi externada em congresso realizado em 2017, que coloca os campeões da Copa Intercontinental como detentores do título mundial.

Confira os títulos do Mundial de Clubes das equipes brasileiras:

  • Santos – 1962 e 1963
  • Flamengo – 1981
  • Grêmio – 1983
  • São Paulo – 1992, 1993 e 2005
  • Corinthians – 2000 e 2012
  • Internacional – 2006

No entanto, é válido destacar que a lista de campeões mundiais não está presente no site oficial da Fifa, já que na época, a competição não era organizada pela entidade. Em decisão tomada, o presidente Gianni Infantino reconheceu os títulos que eram de responsabilidade da Uefa e da Conmebol.

“Entre 1960 e 2004, houve a Copa Intercontinental, organizada pelas duas confederações com a aprovação da Fifa, o que evoluiu, digamos assim, para a Copa do Mundo de Clubes que começou a ser disputada após 2004”, disse o presidente da Fifa.

Fifa enfrentando problemas com o Super Mundial

Apesar de ter sido aprovado em 2019, o Super Mundial de Clubes será lançado apenas em 2025, mas tem gerado repercussão negativa entre jogadores europeus. Para a competição marcada para ocorrer em junho, nos Estados Unidos, 32 equipes estarão presentes em busca do título, motivo que fará o calendários das ligas serem modificados.

Potencializando as divergência com os próprios clubes que já estão classificados, a Fifa tem encontrado problemas para fechar a vendas dos direitos de transmissão do Super Mundial. Em coletiva de imprensa, o presidente da La Liga, Javier Tebas, solicitou o cancelamento do torneio.

“Cancele o Mundial e vamos sentar para negociar. Dialogar e negociar são coisas diferentes. A negociação termina com um acordo e o diálogo termina em nada. Estamos dialogando com a Fifa há anos. Tenho certeza que chegaremos a um acordo. Os objetivos que vocês têm para o mundo do futebol também são os nossos objetivos, mas eles não se resolvem com um Mundial de Clubes”, disparou Tebas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.