Clube querido no Brasil inteiro, Portuguesa pode passar por grande reviravolta em 2025
Um do clubes históricos do futebol brasileiro sinalizou a possibilidade de ter dias melhores a partir da temporada 2025. Classificado para disputar a Série D, a Portuguesa terá reunião nesta terça-feira (29), para deliberar sobre transformar o futebol da equipe paulista em SAF.
Diante do Conselho de Orientação e Fiscalização, a diretoria da Portuguesa apresentará proposta feita por uma parceria entre a XP Investimentos, a Tauá Futebol e a Revee, visando a transformação do clube em Sociedade Anônima de Futebol. No entanto, o percurso montado precisará ser aprovado ou não pelo Conselho Deliberativo.
Nesse ínterim, caso o projeto seja favorável, as documentações da Portuguesa serão direcionadas para a Assembleia Geral entre os sócios, antes do futebol da Portuguesa virar SAF. Em um contexto mais simplificado, caso a oferta seja aprovada, a Lusa receberá R$ 30 milhões de aporte somente para as disputas do Campeonato Paulista e Série D 2025.
Mostrando que a SAF pode ser a solução para entregar o soerguimento do plantel paulista, a Portuguesa teria a garantia de receber R$ 250 milhões até 2029, com a finalidade de retornar à elite do futebol nacional. Além da Sociedade Anônima, a programação inclui ainda a quitação das dívidas da Lusa, bem como a revitalização do Estádio Canindé.
Portuguesa de volta aos holofotes
Depois de amargar anos de oscilações, a Lusa finalmente vai poder iniciar a trajetória em busca de maiores visibilidades no futebol brasileiro. Com o esforço coletivo do atual plantel, o rubro-verde estará presente na quarta divisão da liga nacional. A competição em questão terá a participação de 64 clubes, divididos em oito grupos. Os quatro melhores de cada chave avançam ao mata-mata.