Zico elege os três melhores camisas 10 do futebol brasileiro: ‘Com a minha característica’
Antigo camisa 10 do Flamengo, Zico é uma das principais referências do futebol brasileiro, especialmente na posição de meio-campista. Durante sua participação no canal Alê Oliveira, o Galinho foi solicitado a escolher quais jogadores atuais têm características semelhantes às suas como atleta profissional.
“Com a minha característica acho difícil, o cara que vem armar e vai concluir. Agora, jogando na minha posição mesmo tinha o Alan Patrick, do Internacional, tem o Eduardo, do Botafogo, joga ali também naquela posição, tem o Ganso, mas devido aos problemas está mais pelos lados”, disse Zico.
Feitos de Zico
Zico destacou-se como o líder da bem-sucedida trajetória do Flamengo nas décadas de 1970 e 1980, com um ponto alto nas conquistas da Copa Libertadores e da Copa Intercontinental. Também ajudou a equipe carioca a conquistar os títulos do Campeonato Brasileiro em 1980, 1982, 1983 e a Copa União de 1987 (um dos módulos do Campeonato Brasileiro daquele ano), além de representar a Seleção Brasileira nas Copas do Mundo de 1978, 1982 e 1986.
De acordo com a IFFHS, que leva em conta apenas os gols anotados em competições nacionais de primeira divisão e por seleções principais, o Galinho ocupa a décima oitava posição entre os maiores artilheiros da história do futebol, com um total de 556 gols em 777 jogos oficiais. Em 1979, ele fez 89 gols, embora apenas 73 tenham sido oficialmente contabilizados.
Zico também detém o título de maior artilheiro do Estádio do Maracanã, com 334 gols em 435 partidas. Além disso, marcou 137 tentos em Campeonatos Brasileiros.
Segundo o site goal.com, o craque teria marcado 101 gols de falta em partidas oficiais, o que o tornaria o recordista na história do futebol nessa categoria. No entanto, esse número foi contestado pelo próprio em uma entrevista no canal do YouTube Charla Podcast, onde ele afirmou que, se considerados também os jogos amistosos, o total de tentos de falta seria de 84.