Técnico sensação da Europa é colocado como provável substituto de Guardiola
A temporada 2024/25 foi iniciada com a fatídica lesão de Rodri, que culminou em sua saída imediata da titularidade do Manchester City para o departamento médico. Com a aproximação da janela de transferência, os dirigentes do clube inglês ligam o sinal de alerta sobre a possível não renovação de Pep Guardiola, mas o portal El Nacional, cravou Xabi Alonso como potencial substituto.
Vivendo indecisão sobre sua permanência na Inglaterra, Guardiola evita falar sobre sua extensão de contrato com o Manchester City, já que seu vínculo se encerra em meados de 2025. Agindo nas surdinas, os dirigentes do Citizens, enxergam com bons olhos a contratação de Xabi, que conquistou o título do Campeonato Alemão 2023/24 de forma invicta à frente do Bayern Leverkusen.
Presente no City desde julho de 2016, Pep Guardiola faturou todos os títulos esperados por parte dos dirigentes e torcedores. Considerados por muitos o melhor treinador do mundo, o espanhol chegou a afirmar, em maio deste ano, a possibilidade de encerrar sua estadia diante de Erling Haaland e companhia.
“A realidade é que estou mais perto de sair do que ficar. São oito anos, serão nove. No momento, a sensação é só que quero ficar na próxima temporada… Vamos conversar com o clube, temos tempo para conversar na próxima temporada. Temos que conversar com os jogadores também, se eles vão me seguir, vão continuar com a gente, e muitas outras razões. Eu vou ficar, durante a temporada, vamos conversar – disse Guardiola, em entrevista ao canal Sky Sports.
Números de Guardiola e Xabi:
- Pep no City: 484 jogos – 351 vitórias – 70 empates – 63 derrotas
- Xabi no Bayer: 101 jogos – 67 vitórias – 22 empates – 12 derrotas
Possíveis perdas para Guardiola
Colocando como prioridade a manutenção de um time competitivo, Pep pode decretar sua saída da Inglaterra por não conseguir manter alguns jogadores em seus planos. Deslanchando com a camisa do Manchester City, Haaland tem seu nome na lista de futuras investidas do Real Madrid, que recentemente fechou com Endrick e Mbappé.
Para além do norueguês, o Citizens corre o risco ainda de ver Kyle Walker fazendo suas últimas performances com a camisa do clube inglês. Segundo a imprensa internacional, o Al-Ahli, da Arábia Saudita, está disposto a investir cifras elevadas para adquirir os direitos econômicos do lateral-direito de 34 anos.