Gigante brasileiro vê situação piorar e pode ficar sem vaga na Copa do Brasil 2025
Neste domingo (21), o Corinthians foi eliminado na semifinal da Copa do Brasil após não conseguir reverter o marcador diante do Flamengo. Mostrando que a situação alvinegra pode ficar ainda pior, o elenco comandado por Ramón Díaz somente estará na próxima edição da competição nacional caso seja campeão da Sul-Americana ou ficar ente os seis melhores clubes da Série A.
Ocupando a 17ª posição do Campeonato Brasileiro com 32 pontos em 30 partidas realizadas, o Corinthians não deve conseguir se firmar na primeira metade da tabela de classificação, já que alguns de seus adversários diretos possuem jogos a menos. Dessa forma, para não ficar de fora da Copa do Brasil 2025, o Time do Povo vai precisar triunfar mais três vezes na Sul-Americana.
Presente na semifinal da competição continental, o Timão fará dois jogos contra o Racing. Nesse ínterim, caso o marcador agregado seja favorável ao clube paulista, o Corinthians estará na grane decisão com o vencedor de Cruzeiro e Lanús. No mais, confira os motivos que podem decretar a ausência do alvinegro na próxima edição da Copa do Brasil:
- A Federação Paulista de Futebol (FPF) tem direito a seis indicações, sendo cinco distribuídas pela classificação do estadual e uma pela Copa Paulista;
- O Corinthians não estará presente na Copa Paulista;
- O Corinthians foi eliminado na primeira fase do Campeonato Paulista;
- Para ficar entre os seis melhores colocados da Série A vai precisar vencer todos os oito jogos restantes e torcer para que 13 times não cheguem aos 56 pontos.
A situação do clube paulista poderia ter sido revertida se o sistema ofensivo tivesse uma maior dinâmica na tomada de decisões. No jogo da volta da semifinal, realizado na Neo Química Arena, o Corinthians jogou com um atleta a mais desde a metade do primeiro tempo. Sem gols marcados no tempo regulamentar, o Flamengo ficou com a vaga após ter deslanchado por 1 a 0 do embate da ida.
Final definida da Copa do Brasil 2025
No último sábado (19), o Vasco da Gama recebeu o Atlético Mineiro para o segundo jogo da semifinal da Copa do Brasil, mas acabou sendo eliminado em sua própria casa. Vegetti marcou o primeiro gol da partida, mas Hulk deixou tudo igual no final do segundo tempo. Por ter vencido o duelo na Arena MRV por 2 a 1, o Galo avançou de fase.
Dessa forma, ficou definido que a taça de uma das principais competições nacionais ficará nas mãos de Flamengo ou Atlético-MG. Devido ao calendário apertado por conta das Datas Fifa, a Confederação Brasileira de Futebol ainda não bateu o martelo sobre as datas do jogos da final, devendo ficar entre os dias 3 e 10 de novembro.