Klopp deixou o comando do Liverpool e agora tem nome vinculado a time brasileiro
Pegando a todos de surpresa, Jürgen Klopp decidiu deixar o Liverpool após oito anos e meio comandando o plantel inglês. Projetando novos voos em sua carreira, o treinador decidiu se aventurar em outras áreas, aceitando um contrato para tornar-se diretor global de futebol da Red Bull, empresa que gerencia o Bragantino.
Embora a torcida do Massa Bruta tenha ficado empolgado com o estreito laço firmado com um dos maiores treinadores europeus, o trabalho de Klopp somente entrará em evidência na temporada 2025. Em um contexto geral, o alemão ficará responsável por gerenciar os cinco clubes que fazem parte da Red Bull. São Eles:
- RB Leipzig (Alemanha)
- Bragantino (Brasil)
- RB Salzburg (Áustria)
- New York RB (Estados Unidos)
- FC Liefering (Áustria)
Deixando para trás sua estadia memorável como treinador de futebol, Jürgen não escondeu sua empolgação em poder imergir em uma nova realidade. Ainda que não tenha descartado voltar à beira dos gramados, o ídolo do Liverpool e Borussia Dortmund colocou como evidência sua nova projeção para o futuro.
“Quero desenvolver, melhorar e apoiar o incrível talento futebolístico que temos à nossa disposição. Vejo meu papel principalmente como um mentor para os treinadores e a gerência dos clubes. Sou parte de uma organização que é única, inovadora e com visão de futuro”, afirmou Klopp após o anúncio.
Em um contexto mais amplo, Klopp não estará presente no cotidiano dos clubes, exercendo apenas a função de apoio aos diretores esportivos dos planteis. Nesse ínterim, o alemão utilizará sua carreira irretocável para orientar na formação e desenvolvimento de novos técnicos, bem como na consultoria da marca Red Bull.
Carreira de Klopp como treinador
Os primeiros passos de Jürgen como treinador de futebol ocorreram sob orientações das categorias de base do Frankfurt, da Alemanha. Ao longo dos anos, Klopp ainda defendeu as cores do Mainz e Borussia Dortmund, ambos também de seu país de origem, até desembarcar o Liverpool, no ano de 2015. Com a equipe inglesa, o comandante viveu sua melhor fase na carreira. Confira:
- 489 jogos
- 298 vitórias
- 109 derrotas
- 4º treinador como mais jogos pelo Liverpool na história
- Champions League (2019)
- Mundial de Clubes (2020)
- Premier League (2020)
- Supercopa da Uefa (2020)
- Taça da Inglaterra (2022)
- Taça da Liga da Inglaterra (2022 e 2024)
- Supertaça da Inglaterra (2023).