Klopp se aposentou como técnico e agora será diretor de rede mundial
Jürgen Klopp retornará ao mundo do futebol no ano que vem, mas não atuará mais como treinador. O ex-técnico do Liverpool foi anunciado pela Red Bull como o novo diretor global de futebol da empresa, responsável por administrar os cinco clubes do grupo.
O alemão iniciará sua nova função em 1º de janeiro do próximo ano. Segundo a empresa, ele não estará envolvido nas atividades diárias dos clubes, mas atuará como um suporte para os diretores esportivos de cada equipe e contribuirá no desenvolvimento de novos treinadores.
Em uma declaração, Klopp expressou seu entusiasmo pela nova posição e pela oportunidade de contribuir para a formação de novos treinadores. Seu último trabalho no Liverpool durou nove anos, e uma das razões para sua saída foi o desgaste associado à função.
“Quero desenvolver, melhorar e apoiar o incrível talento futebolístico que temos à nossa disposição. Vejo meu papel principalmente como um mentor para os treinadores e a gerência dos clubes. Sou parte de uma organização que é única, inovadora e com visão de futuro”, disse Klopp.
Carreira de Klopp
Ao longo de sua carreira, Klopp comandou apenas três equipes profissionais: Liverpool, na Inglaterra, Mainz e o Borussia Dortmund, ambos da Alemanha. Com esses clubes, conquistou um título da Liga dos Campeões, um Mundial de Clubes, um Campeonato Inglês, uma Copa da Inglaterra, dois Campeonatos Alemães, uma Copa da Alemanha, entre outros troféus de menor expressão.
Seu grande destaque mesmo ocorreu em terras britânicas, onde foi reconhecido como um dos melhores treinadores do mundo, rivalizando quase sempre com Pep Guardiola. Nos Reds, além de títulos continentais e do Mundial, ele venceu o primeiro Campeonato Inglês do clube em 30 anos, em 2019.