Este clube saiu da 6ª divisão e já conquistou vaga para competição continental
Hoje, o Heidenheim, da Alemanha, fará sua estreia em competições internacionais ao enfrentar o Olimpija Ljubljana, da Eslovênia, pela fase de grupos da Conference League. Oitavo colocado na última temporada da Bundesliga, o clube representa uma cidade com 50 mil habitantes e, apesar de não contar com muitos recursos, conquistou importantes realizações.
Grande parte desse êxito é atribuída ao treinador e ex-jogador do Heidenheim, Frank Schmidt, que possui 21 anos de ligação com o clube, tanto como jogador quanto como técnico. Desde o início de sua trajetória, o treinador mostrou um forte espírito de liderança, o que lhe rendeu reconhecimento e valorização por parte da diretoria do clube alemão.
Da 6° divisão ao topo
O recente sucesso do Heidenheim está ligado à chegada de Frank Schmidt como jogador em 2003. Naquele período, o clube competia na Verbandsliga Württemberg, que corresponde à sexta divisão do futebol alemão, e quatro anos depois, o ex-volante decidiu se aposentar dos campos, mas foi convidado a integrar a comissão técnica do clube.
Em sua primeira temporada, o ex-meio-campista foi promovido de auxiliar a treinador principal, e o impacto foi imediato, pois, no ciclo de 2007/2008, o clube conseguiu a promoção da quinta para a quarta divisão do futebol alemão. Na temporada seguinte, ele levou o time a conquistar a Regionaliga Sud, permitindo a competir pela primeira vez na terceira divisão da Alemanha.
Após passar seis anos na terceira divisão, o Heidenheim conquistou o título da competição na temporada 2013/2014. Sete anos depois de ganhar a 3. Bundesliga, o clube finalmente conseguiu subir ao mais alto nível do futebol alemão ao faturar a segunda divisão na temporada 2022/2023.
O clube garantiu a participação na fase preliminar da Conference League ao finalizar o campeonato de 2023/2024 na surpreendente oitava posição. Como já dito, a estreia na competição será nessa quinta-feira (3).