Barcelona tira goleiro da aposentadoria para substituir Ter Stegen
No dia 22 de setembro, Marc-André Ter Stegen rompeu o tendão patelar do joelho direito na vitória do Barcelona em cima do Villarreal, por 5 a 1, no Campeonato Espanhol. Como resultado do corte imediato do goleiro para o restante da temporada 2024/25, a diretoria catalã conseguiu um feito inédito. Em resumo, Wojciech Szczesny abandonou a aposentadoria para assumir a titularidade do Blaugrana.
Ainda que confiasse na destreza do arqueiro reserva, Inaki Pena, o departamento de futebol do Barcelona optou por ir em busca de um atleta mais experiente. Com as janelas de transferências fechadas, restou ao clube procurar goleiros livres no mercado. Com um mês após anunciar sua aposentadoria, o polonês Szczesny fechou contrato de uma temporada com os espanhóis.
Sobretudo, o goleiro de 34 anos recusou renovar seu vínculo com a Juventus, da Itália, por enxergar a hora de pendurar as luvas. Porém, a urgência do Barcelona em anunciar um nome para ocupar o posto de Ter Stegen fez com que Szczesny voltasse atrás de sua decisão.
“Respeito muito a história do Barça. É um dos melhores clubes do mundo. Compreendo a situação difícil que surgiu após a lesão de Marc-André Ter Stegen e penso que seria desrespeitoso da minha parte não considerar esta opção”, explicou o polonês ao jornal Sport.
Em sua trajetória como profissional, o goleiro defendeu as camisas do Agrykola Warszawa e Legia Juvenis, ambos da Polônia. Posteriormente, seguiu carreira no Arsenal e Brentford, da Inglaterra, e Roma e Juventus, da Itália. Nesse ínterim, se fez muralha também com o manto da Seleção Polonesa. Confira os títulos faturados pelo substituto de Ter Stegen.
- Copa da Inglaterra (2014 e 2015)
- Supercopa da Inglaterra (2014)
- Campeonato Italiano (2018, 2019 e 2020)
- Supercopa da Itália (2018 e 2020)
- Copa Itália (2018, 2021 e 2024).
Situação do Barcelona na temporada
A temporada 2024/25 começou com o corte do goleiro alemão pelos próximos meses, mas trouxe surpresa para os torcedores do Barcelona. Contando com a maestria do brasileiro Raphinha, o elenco comandado pelo técnico Hans Flick ocupa a liderança da La Liga com 21 pontos, três a mais que o segundo colocado, o Real Madrid.
Em continuidade, analisando os duelos da Champions League e Campeonato Espanhol, o Barcelona acumulou 80% de aproveitamento. De modo geral, o Blaugrana detém oito vitórias, duas derrotas, 31 gols marcados e apenas 11 sofridos.