Árbitro envolvido em erro lastimável no Brasileirão pode receber pena duríssima do STJD

No dia 1º de setembro, o Fluminense recebeu o São Paulo no Maracanã, em jogo válido pela 25ª rodada do Brasileirão. O duelo entre os tricolores foi marcado por um erro grotesco do árbitro Paulo Cesar Zanovelli da Silva. Como medida punitiva, o Procuradoria do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) decidiu denunciar o dono do apito.

Em jogada que originou o primeiro gol da partida, anotado por Kauã Elias, Thiago Silva acaba parando a jogada com a mão na bola. No entanto, o árbitro Zanovelli havia sinalizado a vantagem do Fluminense, fator totalmente ignorado pelo zagueiro. Mesmo o VAR sendo recomendado para a checagem do lance, o juiz da partida confirmou o tento do Fluminense.

Com a repercussão negativa da partida do Brasileirão, principalmente após representantes do São Paulo pedirem a anulação do jogo, o árbitro foi denunciado pela prática da infração do art. 259, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. Por “deixar de observar as regras da modalidade”, Paulo Cesar Zanovelli da Silva pode pegar gancho entre 15 a 120 dias.

Com o objetivo de mudar a forma como o árbitros são tratados pela Confederação Brasileira de Futebol, o São Paulo pede que o dono do apito seja intimado a prestar depoimento. Para além do juiz, podem ser chamados para prestar esclarecimentos Igor Junio Benevenuto de Oliveira, Rodrigo Batista Raposo, Marcos André Gomes da Penha e Marcus Vinicius Gomes, ambos escalados para a partida em questão.

Confira a transcrição do VAR da partida do Brasileirão:

Nas imagens disponibilizadas pela CBF, Zanovelli insiste ter visto falta de Calleri, mas que optou pela vantagem.

”Para mim, disputa de espaço entre Calleri e Thiago (Santos). Calleri segura o Thiago, eu dou vantagem da falta do Calleri. Era falta para o Fluminense”, diz o juiz no primeiro momento.

Contrariado com a decisão de campo, um dos auxiliares, Igor Junio Benevenuto, reforça o toque de mão de Thiago Silva, caracterizando assim a necessidade de anular o gol de Kauã Elias.

Mesmo sendo chamado ao monitor, Zanovelli revê de todos os ângulos a infração cometida pelo zagueiro do Fluminense, e mesmo assim confirma o gol.

”Eu ia dar a vantagem, o jogador (Thiago Silva) para e bate a falta. Eu dou sinal de falta. Deixa rolar, eu falo agora. Vamos seguir. Eu dei a vantagem, eu segui. É gol legal, tá, Igor (Junio Benevenuto, o VAR)?”, afirma o árbitro deixando o monitor.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.