Sexta-feira 13 no Flamengo: Tite verá mais um xodó passando por cirurgia
Durante um dos treinos da Seleção Brasileira, o atacante Pedro, do Flamengo, realizou um movimento isolado que resultou em uma lesão no joelho. O jogador caiu no chão e precisou deixar o campo imediatamente, e após exames, foi diagnosticada uma ruptura do ligamento cruzado anterior no joelho esquerdo, o que o afastará do restante da temporada.
De acordo com a Dra. Flávia Magalhães, médica do esporte com 20 anos de experiência no futebol e pós-graduada em Fisioterapia Traumato-ortopédica, em situações como essa, geralmente o joelho lesionado é o de apoio. No entanto, isso nem sempre acontece, especialmente se a lesão for causada por um trauma.
“Quando o atleta sai do clube e vai para a seleção, há mudanças na rotina de treinos, na carga, na qualidade dos adversários e na competitividade. É importante avaliarmos as questões individuais, se existe alguma descompensação mecano funcional como, por exemplo, a dorsiflexão de tornozelo; se há rigidez, disfunção dos movimentos, baixa força de adutores do quadril, desequilíbrios musculares entre os flexores e extensores do joelho e se há instabilidades de tronco”, disse Flávia Magalhães.
Gustavo Filoco de Rezende, fisioterapeuta esportivo associado à SONAFE Brasil – Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva e Atividade Física, explica que a lesão do ligamento cruzado anterior é uma ruptura que geralmente acontece após uma entorse no joelho. Esse tipo de contusão é mais comum em esportes que exigem mudanças de direção, giros e saltos, e costuma ocorrer quando o corpo gira enquanto o pé permanece fixo no chão, como no futebol, basquete e esqui.
Desfalque longo no Flamengo
Em 2018, Pedro sofreu a mesma lesão, mas no joelho direito, com envolvimento do menisco, e ficou afastado dos gramados por sete meses e três semanas. Desta vez, ele decidiu novamente contar com o mesmo médico para realizar sua cirurgia, que está agendada para essa sexta-feira (13).