Ronaldo Fenômeno dá declaração inesperada sobre o novo Mundial de Clubes da FIFA
O novo Mundial de Clubes da FIFA, que terá sua primeira edição no formato de 32 equipes em 2025, não tem sido bem recebido na Europa. Recentemente, Pep Guardiola e Kevin De Bruyne, do Manchester City (ING), manifestaram críticas fortes à competição, mas em contrapartida, o ex-atacante Ronaldo Fenômeno tem uma visão diferente e revelou que gostaria de disputar o torneio.
“Preciso dizer que adoraria jogar nesta competição, talvez com o Real Madrid. Infelizmente, estou ficando velho! Esta será uma competição incrível. Jogar contra esses outros clubes, os melhores do mundo, durante um mês, com todos juntos como uma Copa do Mundo, será incrível. Todos os clubes estão querendo estar nesta competição. E os torcedores querem ver mais partidas como esta, entre grandes clubes”, disse Ronaldo Fenômeno.
O formato do novo Mundial de Clubes
O novo Mundial de Clubes será realizado nos Estados Unidos, de 15 de junho a 13 de julho. Haverá oito grupos, cada um com quatro equipes, e todos se enfrentarão uma vez.
Os dois melhores de cada grupo avançam para as oitavas de final. A fase eliminatória será decidida em partidas únicas, e não haverá jogo para definir o terceiro lugar.
O Mundial de Clubes permite que cada país tenha no máximo dois representantes, a menos que esses times tenham se classificado como campeões continentais. Um exemplo é o Brasil, que já conta com Palmeiras, Flamengo e Fluminense garantidos no torneio por terem vencido a Libertadores em 2021, 2022 e 2023, respectivamente.
Portanto, um quarto time brasileiro só poderia se classificar se vencer a “liberta” desse ano, não pelo ranking. Com isso, Atlético-MG, São Paulo e Botafogo ainda podem se garantir no torneio.