O meia Alan Patrick, camisa 10 do Internacional, foi confirmado no Flamengo em junho de 2015. Na época, ele tinha 24 anos e estava no Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, após uma breve passagem pelo Palmeiras.
O jogador chegou ao Rubro-Negro por empréstimo e jogou pelo clube até o final de 2016, quando voltou para o time ucraniano. No Rio de Janeiro, ele não conseguiu ganhar nenhum título, mas teve boas atuações, participando de 76 jogos, marcando 15 gols e dando 11 assistências.
“Cara, o Flamengo é o maior do Brasil. Estou muito motivado, feliz com a oportunidade. Ainda tem o detalhe que falta acertar, mas vou chegar. Estou bem para jogar, quero estar à disposição o mais rápido possível e encontrar as oportunidades que não tive por causa de lesões que acabaram me prejudicando”, disse Alan Patrick, na época.
O meio-campista, revelado pelo Santos, integrou o elenco campeão da Copa Libertadores em 2011 antes de ser transferido para o Shakhtar Donetsk no ano seguinte. Após retornos ao Brasil para jogar no Internacional, Palmeiras e Flamengo, ele voltou ao time ucraniano e permaneceu lá até o início de 2022.
Devido ao conflito entre Rússia e Ucrânia, Alan Patrick foi negociado com o Internacional, que adquiriu o jogador em definitivo em 12 de abril de 2022. Ele assinou um contrato com o clube gaúcho válido até o final de 2025.
Destaque no Internacional
Sob a liderança de Alan Patrick, que marcou um gol e fez o cruzamento para o segundo tento, feito por Gustavo Prado, o Internacional obteve uma vitória crucial por 2 a 1 contra o atual vice-líder do Campeonato Brasileiro. Esse resultado coloca a equipe de Roger Machado firmemente na disputa por uma vaga no G-6.