A Aston Martin deu um grande passo no cenário da Fórmula 1 ao oficializar a contratação de Adrian Newey, um dos mais renomados engenheiros da história do automobilismo. A chegada de Newey, conhecido por sua brilhante trajetória em equipes como Williams, McLaren e Red Bull, marca uma aposta ambiciosa da equipe britânica em se tornar uma força competitiva nos próximos anos.
Adrian Newey, que esteve à frente de alguns dos carros mais vitoriosos da história da F1, será o novo parceiro técnico da Aston Martin a partir de 2025. Sua função será ajudar a equipe a desenvolver o AMR25, carro que promete competir por títulos mundiais.
“Estou empolgado por me juntar à equipe Aston Martin. Fiquei extremamente inspirado e impressionado com a paixão e o comprometimento que Lawrence [Stroll, dono da equipe] traz para tudo em que está envolvido. Lawrence está determinado a criar uma equipe campeã mundial. Ele é o único dono majoritário de equipe que está ativamente engajado no esporte. Seu compromisso é demonstrado no desenvolvimento do novo Campus de Tecnologia e do túnel de vento em Silverstone, que não são apenas de última geração, mas também possuem um layout que cria um ótimo ambiente para trabalhar. Juntamente com grandes parceiros como Honda e Aramco, temos todas as peças-chave de infraestrutura necessárias para tornar a Aston Martin uma equipe vencedora do campeonato mundial e estou muito ansioso para ajudar a alcançar esse objetivo”, disse Newey,
Aston Martin no topo?
A contratação é parte de um projeto mais amplo de renovação liderado por Lawrence Stroll, proprietário da Aston Martin, que inclui melhorias nas instalações da equipe em Silverstone, como a construção de um novo túnel de vento. A adição de Newey ao quadro técnico, que já conta com outros grandes nomes da F1, como Enrico Cardile (ex-Ferrari), mostra que a Aston Martin está disposta a competir com as maiores equipes do grid, como Red Bull e Mercedes.
Com essa movimentação, a equipe de Fernando Alonso e Lance Stroll espera uma reviravolta nos resultados a partir de 2025, já que 2024 tem sido uma temporada abaixo das expectativas. Conhecido como um mestre em aerodinâmica e em evoluir carros ao longo da temporada, Newey traz consigo 25 títulos entre campeonatos de pilotos e construtores.