Uma notícia desanimadora acaba de chegar para a torcida do Corinthians envolvendo o lateral Lucas Piton, que surgiu das categorias de base do clube e despertou interesse de equipes estrangeiras após sua passagem pelo Vasco da Gama.
Lucas Piton, diferentemente de outros talentos revelados pelo Timão, não está prestes a fazer uma transferência para a Europa no momento. Após uma temporada com atuações regulares no Rio de Janeiro, o lateral passou a ser observado por clubes estrangeiros interessados em sua contratação, visando levá-lo ao Velho Continente por uma boa quantia.
Essa situação parecia promissora para o Corinthians, que tradicionalmente se beneficia financeiramente com a venda de seus jovens talentos. Através do mecanismo de solidariedade, o clube receberia uma porcentagem do valor da transferência de Piton para o exterior.
No entanto, a 777 Partners, grupo proprietário do Vasco da Gama, decidiu que o jogador não será negociado nesta temporada. Isso se deve ao fato de que Lucas Piton é visto como um dos principais ativos do clube carioca, e a diretoria do Vasco, liderada por Ramón Díaz, não deseja perder o lateral neste momento.
Da base do Timão
O Corinthians tem uma longa história de revelar talentos através de sua base, e Lucas Piton é mais um exemplo desse sucesso. O clube alvinegro é o maior vencedor da Copa São Paulo de Futebol Júnior, com 11 títulos, sendo o último conquistado em 2024.
Atualmente, o Corinthians segue aproveitando jovens talentos de sua base, como Breno Bidon, Gabriel Moscardo, Matheus Araújo, Giovane e Guilherme Biro, todos em evidência no elenco profissional, sob o comando de António Oliveira. A tradição de revelar grandes jogadores do Terrão continua sendo um ponto forte do clube.
Enquanto isso, a decisão do Vasco da Gama de manter Lucas Piton representa um obstáculo para os planos financeiros do Corinthians, que terá que esperar por uma nova oportunidade de lucrar com o talento desenvolvido em sua base.