O Corinthians definiu o novo presidente do Conselho Deliberativo em sua primeira reunião de 2024, realizada no Miniginásio do Parque São Jorge. Órgão importante do clube, o Conselho Deliberativo é responsável por aprovar contas e orçamentos, além de outras funções determinantes no dia a dia.
Por meio de votação, a mesa diretiva do Conselho Deliberativo foi definida pelos membros efetivos do Conselho Fiscal e seus suplentes, CORI (Conselho de Orientação) e Comissão de Ética, composta por 102 conselheiros vitalícios e 200 conselheiros trienais.
Resultado da eleição
Após os votos consumados, Romeu Tuma Jr. foi eleito presidente do Conselho Deliberativo do Corinthians pelos próximos três anos. Por 165 a 109 votos, o delegado de polícia e ex-deputado de 63 anos venceu Jorge Kalil, que representava a chapa apoiada pela oposição.
Romeu Tuma Jr. fazia parte da chapa que elegeu Augusto Melo como presidente do clube no final do ano passado. O resultado expressa como a antiga gestão, apoiada pelo ex-presidente Andrés Sanches, vem perdendo força nos bastidores do Corinthians a cada ciclo.
Após sair derrotado, o candidato Jorge Kalil relatou que o resultado deixa um recado “impactante” sobre as mudanças de rumo que o time tem passado.
“Esse grupo Renovação e Transparência acabou, ele não existe mais. As urnas sempre dão recados e esse recado foi dado, não só a mim, mas ao grupo que me apoiou”, disse Jorge Kalil.
Em suas primeiras palavras como presidente do Conselho Deliberativo, Romeu Tuma Jr. destacou como seu trabalho será feito.
“Vamos tentar pacificar o clube. Os maiores inimigos do Corinthians geralmente são os próprios corintianos de dentro do clube. Vamos tentar fazer as coisas andarem dentro do estatuto, nem a quem e nem além do estatuto”, disse.