Em 2023 a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) oficializou o reconhecimento do título de Campeão dos Campeões de 1937 para o Atlético-MG como equivalente ao título do Campeonato Brasileiro. Com essa decisão, o Galo passa a ser tricampeão, tendo conquistado o torneio em 1937, 1971 e 2021.
A iniciativa de buscar o reconhecimento desse título como brasileiro partiu do então presidente atleticano, Sérgio Coelho,que no início de 2022 protocolou um pedido junto à CBF do reconhecimento da conquista. Para comprovar o seu ponto, o clube preparou um extenso dossiê contendo uma ampla gama de documentos e recortes de jornais da época, com o objetivo de comprovar que a conquista de 1937 era equivalente ao Campeonato Brasileiro.
Além disso, o alvinegro também citou o princípio da isonomia, fazendo referência à decisão anterior da entidade que unificou os títulos do antigo Torneio Roberto Gomes Pedrosa como títulos brasileiros.
A Copa dos Campeões Estaduais 1937, reuniu os melhores clubes do país naquele ano. O Atlético conquistou o título, perdendo apenas uma partida ao longo da competição. O formato do torneio era simples: as quatro equipes participantes se enfrentavam em um sistema de ida e volta, totalizando seis jogos, e a equipe que acumulasse mais pontos era coroada como campeã.
Como tudo na história do Galo é sofrido, o começo do time no torneio não foi dos melhores, com uma derrota por 6 a 0 para o Fluminense no Rio de Janeiro. Para piorar a situação, na segunda rodada o alvinegro empatou em 1 a 1 com o Rio Branco no Espírito Santo e chegou a dois jogos seguidos sem vitória.
Apesar disso, o Atlético se recuperou e venceu todas as outras partidas para conquistar o título de Campeão dos Campeões. O elenco atleticano era formado por grandes jogadores como Ubaldo Miranda e Kafunga, que estão entre os maiores da centenária história do clube.
Campanha do Atlético-MG na Copa dos Campeões de 1937:
1ª rodada: Fluminense 6×0 Atlético-MG (Laranjeiras, Rio de Janeiro-RJ)
2ª rodada: Rio Branco-ES 1×1 Atlético-MG (Vitória-ES)
3ª rodada: Atlético-MG 5×0 Portuguesa (Lourdes, Belo Horizonte-MG)
4ª rodada: Atlético-MG 4×1 Fluminense (Lourdes, Belo Horizonte-MG)
5ª rodada: Atlético-MG 5×1 Rio Branco-ES (Lourdes, Belo Horizonte-MG)
6ª rodada: Portuguesa 2×3 Atlético-MG (Estádio do Cambuci, São Paulo-SP)
Elenco do Atlético-MG na Copa dos Campeões Estaduais de 1937
Kafunga
Clóvis
Florindo
Quim
Zezé Procópio
Lola
Bala
Alcindo
Paulista
Alfredo Bernardino
Guará
Nicola
Resende
Bazzoni
Elair (também conhecido como Colete)