Palmeiras está perdendo o jogador mais valioso do Brasil
O atacante Endrick, do Palmeiras, ganhou destaque internacional ao ser apontado como um dos jogadores mais valiosos do mundo, excluindo as cinco grandes ligas da Europa (Inglaterra, Alemanha, Espanha, Itália e França). O estudo realizado pelo CIES Football Observatory, da Suíça, classificou Endrick como o atleta com o maior valor de mercado do Brasileirão, estimado em 80 milhões de euros.
Além de liderar o ranking nacional, Endrick também se destaca como o quarto jogador mais valioso no contexto mundial, ficando atrás apenas de três portugueses. O atacante teve sua venda ao Real Madrid selada em dezembro de 2022, em uma negociação que pode alcançar até 72 milhões de euros. O Palmeiras, detentor de 70% dos direitos do jogador, pode receber até 60 milhões de euros, com parte desse valor sendo destinado a bônus e impostos.
Desde a negociação com o Real Madrid, Endrick se consolidou como titular absoluto no Palmeiras, contribuindo de forma decisiva para a conquista do título brasileiro de 2023. Além disso, acumula duas convocações para a Seleção principal do Brasil. Atualmente, o atacante está com a Seleção Brasileira para os amistosos contra Inglaterra e Espanha, nos dias 23 e 26 de março.
O ranking do Brasileirão, elaborado pelo CIES Football Observatory, também inclui outros nomes conhecidos, como Paulinho, do Atlético-MG, Pedro, do Flamengo, e Murilo, do Palmeiras. Clubes como Corinthians, Fluminense, Santos, América-MG, Sport e Coritiba também têm representantes nas listas nacionais.
Confira o ranking dos atletas mais valiosos mundialmente (excluindo as cinco principais ligas)
- António Silva (Portugal), do Benfica – 114 milhões de euros
- João Neves (Portugal), do Benfica – 95 milhões de euros
- Gonçalo Inácio (Portugal), do Sporting CP – 87 milhões de euros
- Endrick (Brasil) – 80 milhões de euros
- Ousmane Diomandé (Costa do Marfim), do Sporting CP – 78,4 milhões de euros
- Jorrel Hato (Holanda), do Ajax – 78,1 milhões de euros
- Anatoliy Trubin (Ucrânia), do Benfica – 72,8 milhões de euros
- Diogo Costa (Portugal), do Porto – 71,5 milhões de euros
- Brian Brobbey (Holanda), do Ajax – 69,8 milhões de euros
- Kenneth Taylor (Holanda), do Ajax- 66,4 milhões de euros