Falta uma semana para o Palmeiras fazer seu esperado retorno ao Allianz Parque, após mandar cinco partidas na Arena Barueri devido à reforma do gramado sintético em sua casa na Pompéia, zona oeste de São Paulo. A ausência do Verdão no bairro que se desenvolveu em torno dele ao longo de mais de um século de história tem impactado diretamente os comerciantes locais, que dependem dos jogos para sobreviver.
De acordo com levantamento do Lance!, as lojas que comercializam produtos oficiais do clube tiveram uma queda no faturamento de quase 50% nos meses de fevereiro e março. Além disso, os bares da região também enfrentam uma redução significativa na receita, sendo que um deles teve o fornecimento de água cortado pela Sabesp devido a falta de pagamento.
“Os jogos movimentam muito a região, principalmente nessa época do ano, com lançamento de produtos, camisas de jogo e a linha de treino e viagem que foi lançada agora. O entorno vive em função do Palmeiras, e os jogos são essenciais para a sobrevivência das lojas, bares e restaurantes. Jogos por aqui despertam até a curiosidade em turistas que visitam São Paulo.”, afirmou um funcionário de uma loja.
Palmeiras retorna ao seu estádio
Entre os cinco jogos que o Palmeiras precisou transferir para Barueri nesse período, incluiu-se um clássico contra o Corinthians, um dos eventos que mais movimenta o entorno do Allianz Parque durante toda a temporada. O retorno do Verdão ao seu estádio está agendado para a próxima quinta-feira (28), quando enfrentará o Novorizontino pela semifinal do Paulistão 2024.