O Palmeiras oficializou a assinatura do primeiro contrato de formação com o jovem meio-campista Ruan Pablo, irmão do zagueiro Kaiky Naves, já integrado ao elenco principal do Alviverde. Ruan completou 14 anos no dia 14 de fevereiro e formalizou seu vínculo com o clube no final do mês, em conformidade com a Lei Pelé, que permite tal relação contratual para atletas maiores de 14 anos.
Antes de optar pelo Palmeiras, o staff de Ruan recebeu propostas de clubes como Athletico, Cruzeiro, Santos e São Paulo. No entanto, o jovem decidiu permanecer no Alviverde, onde já se sentia plenamente ambientado.
O Palmeiras identifica semelhanças entre Naves e Ruan em relação à polivalência em campo. Enquanto Naves atua como zagueiro e volante, Ruan Pablo também é versátil, destacando-se por sua força física e estatura avantajada para a idade, o que lhe confere superioridade física em relação a outros jogadores de sua faixa etária. Além disso, ele se destaca pelos gols de cabeça.
Apesar de ter chegado ao Alviverde como zagueiro, Ruan já desempenhou funções como meio-campista e atacante. Na temporada anterior, foi capitão do time sub-13 e exibiu sua versatilidade. Com 1,80m de altura e canhoto, o jovem chamou atenção em diferentes posições em que foi testado.
No estágio inicial de formação dos seus atletas, o Palmeiras adota a estratégia de não fixá-los em uma única posição. Cada jogador precisa ser capaz de atuar em pelo menos três posições diferentes, e Ruan se destacou em todas elas.
Jovem se destaca na base alviverde
Em novembro do ano passado, o Palmeiras conquistou o título do Campeonato Paulista sub-13 ao vencer o São Paulo na final, sendo Ruan Pablo o responsável por erguer a taça. Em janeiro deste ano, o clube inscreveu 30 jogadores para a disputa do Campeonato Paulista, sendo doze deles formados na Academia de Futebol. A estratégia do clube visa a formação de atletas para reduzir os custos com contratações no futuro.