O Palmeiras contratou o melhor primeiro volante do futebol brasileiro. Cão de guarda do Verdão em 2023, Zé Rafael se destacou entre os jogadores da posição. O camisa 8 terminou a temporada passada como líder do ranking de bolas recuperadas.
O Trem roubou um total de 431 bolas ao longo da jornada, duas a mais que André, do Fluminense, e 15 a mais que Renê, do Internacional. Com isso, ficou com a primeira colocação da lista dos maiores ladrões de bola entre os atletas da Série A, conforme números do Sofascore.
Esse dado é para lá de significativo para Zé. Na última jornada, ele passou a jogar improvisado na primeira volância após a saída de Danilo. Como uma reposição para a Cria da Academia não foi contratada, ele foi quem assumiu a função em definitivo.
Meia-atacante de origem, o palestrino já havia se adaptado ao papel de segundo homem de meio de campo e teve que recuar ainda mais no campo. No fim das contas, Zé provou sua capacidade de adaptação mais uma vez e foi um dos destaques da equipe bicampeã paulista, brasileira e da Supercopa.
Palmeiras contratou Zé Rafael em 2018
No fim de 2018, o Verde fechou a aquisição do meio-campista junto ao Bahia. O clube desembolsou R$ 14,5 milhões por 70% dos seus direitos econômicos. O resto é história.
Um dos grandes nomes da história recente do Alviverde, Zé está consolidado como um dos maiores ídolos do Maior Campeão do Brasil. Recentemente, teve seu contrato renovado até 2026.