O Palmeiras entra em 2024 com o objetivo de repetir feito alcançado somente uma vez em sua história e que aconteceu há 90 anos. Atual bicampeão paulista, o Verdão tentará o terceiro título consecutivo nesta temporada. Caso consiga erguer a taça mais uma vez, igualará o êxito do início da década de 1930.
Na terceira década do século passado, o clube conseguiu o primeiro e único tricampeonato estadual de sua trajetória. Em 1932, a taça foi erguida de forma invicta. Nos dois anos seguintes, o time comandado pelo uruguaio Humberto Cabelli manteve o domínio e também ficou com o caneco.
Desde então, o Palestra não conseguiu repetir esse feito. Além do cenário atual, sagrou-se bicampeão em outras duas oportunidades (1926 e 1927; e 1993 e 1994), mas nunca mais conseguiu superar a barreira dos dois troféus e colocar as mãos no terceiro.
Agora em 2024, Abel Ferreira e seus comandados têm a chance de fazer história mais uma vez. E duvidar que essa equipe possa de fato alcançar o tri é brigar com a realidade: esse mesmo grupo de jogadores já desafiou o impossível e reverteu a situação algumas vezes.
Palmeiras estreia neste fim de semana
O pontapé inicial do Verde no Campeonato Paulista será no domingo (21), às 18h (de Brasília), diante do Novorizontino, fora de casa. O atual bicampeão está no Grupo B, junto com Água Santa, Guarani e Ponte Preta – lembrando que as equipes da mesma chave não se enfrentam na primeira fase.