Com a confirmação da Fifa, o Palmeiras está garantido na Copa Libertadores da América de 2024. O Verdão, assim como os clubes brasileiros no geral, corria o risco de ser impedido de participar da competição nacional por conta da intervenção no processo eleitoral da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Emílio Garcia, diretor de assuntos jurídicos da federação internacional, e Rodrigo Aguirre, gerente de jurídico da Conmebol, estiveram no Brasil recentemente e reconheceram Ednaldo Rodrigues como presidente da CBF. O mandatário havia sido destituído por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
A manutenção da decisão da intervenção geraria implicações a entidade máxima do futebol nacional, tanto no âmbito da Seleção quanto dos clubes, tendo os estatutos da Fifa e da Conmebol como base. Com o retorno de Ednaldo ao cargo, a situação se normalizou.
“Havia um risco real de que o Conselho da Fifa excluísse as seleções brasileiras, em todas as categorias, e os clubes brasileiros de disputar competições internacionais. […] Ficamos aliviados com a decisão do STF que restaura a presidência da CBF a Ednaldo, estamos contentes que voltamos à situação original”, declarou Emílio Garcia.
Palmeiras aguarda sorteio da Libertadores de 2024
Garantido na fase de grupos da competição continental, o Verde aguarda o sorteio das chaves, que está previsto para março – o dia ainda será definido. Líder do ranking da Conmebol, o Palestra está confirmado como um dos cabeças de chave da próxima edição.
Campeão em 2020 e 2021, o Alviverde parou nas semifinais nas temporadas seguintes, nos confrontos contra Athletico-PR e Boca Juniors, respectivamente. Neste ano, Abel Ferreira e seus comandados tentarão mais uma vez alcançar a glória eterna.