Flamengo não tem Mundial, revela Fifa
No início do ano de 2023, o Flamengo foi disputar o Mundial de Clubes, no Marrocos. Na ocasião, o Flamengo foi disputar a competição como vencedor da Libertadores e, a Fifa divulgou que o rubro-negro ia em busca de seu primeiro Mundial de Clubes. A postagem gerou comoção nas redes sociais, principalmente pelos rivais dos cariocas.
A entidade, porém, citou a lista dos campeões mundiais nas competições organizadas pela própria Fifa. Nesse caso, desconsiderando a Copa Intercontinental, tradicional competição entre os campeões da América do Sul e Europa. A Fifa, porém, considera os vencedores da extinta competição como campeões mundiais, apenas não tem o selo Fifa.
Em 1981, o Flamengo venceu o Liverpool, no Japão, pelo largo placar de 3 a 0.
Lista de brasileiros campeões da Copa Intercontinental
Santos- 2 (1962 e 1963)
São Paulo- 2 (1992 e 1993)
Grêmio- 1 (1983)
Flamengo- 1 (1981)
Pelo Mundial, promovido pela Fifa, Corinthians venceu duas vezes (2000 e 2012), Internacional e São Paulo uma vez, em 2006 e 2005, respectivamente.
Provocação voltou à tona após final do Mundial 2023
Após a derrota do Fluminense na final do Mundial de Clubes, contra o Manchester City, essa velha discussão voltou as conversas. Torcedores do tricolor carioca argumentaram que a competição vencida em 1981, não seria válida como Mundial.
Porém, segundo levantamento do site do ge, a Fifa considera todos os brasileiros pré-2000 como campeões mundiais, apenas não temo selo Fifa na competição. Agora, com a criação do Super Mundial de Clubes, a entidade voltará com a Copa Intercontinental, em novo formato.
O campeão europeu estará diretamente na final esperando o vencedor do quadrangular entre campeão sul-americano, da Concacaf, asiático e africano. A nova Copa Intercontinental será disputada nos ano de hiato do Super Mundial.