O Palmeiras assinou com o segundo lateral melhor colocado em ranking do futebol mundial de 2023. O levantamento do Observatório de Futebol do Centro Internacional de Estudos de Esporte (CIES Football Observatory) classifica os atletas da posição que mais entraram em campo no ano, considerando os jogos por clubes e seleções.
Joaquín Piquerez ficou com a vice-liderança da lista, sendo o primeiro dentre os jogadores em atividade no futebol brasileiro. Entre os laterais-esquerdos que mais tiveram minutos no decorrer do calendário, o uruguaio ficou atrás apenas do francês Théo Hernández, do Milan.
Em 2023, o camisa 22 do Verdão disputou um total de 64 partidas, sendo 58 delas pelo Alviverde e as outras seis pela Seleção Uruguaia. Nas oportunidades em que esteve em campo, marcou oito gols e concedeu sete assistências para os companheiros, todas participações pela equipe de Abel Ferreira.
A temporada do ala foi disparadamente a melhor da carreira do atleta, que chegou ao Allianz Parque em 2021. Em julho daquele ano, o clube topou desembolsar 3,8 milhões de dólares (cerca de R$19,77 milhões, na cotação da época) para contratá-lo junto ao Peñarol.
Palmeiras pode perder Piquerez
O bom desempenho do uruguaio faz ele ser um dos jogadores mais visados do elenco palmeirense. Por essa razão, ele é constantemente monitorado por equipes de fora, de alguns dos mercados mais importantes do futebol europeu.
Tendo isso em vista, ele é um dos atletas palestrinos que podem ser assediados nesta janela de transferências. De acordo com o jornalista Jorge Nicola, porém, o clube só aceita conversar a respeito de uma possível venda por um valor superior a 18 milhões de euros.