FIFA pode excluir o Corinthians da Sul-Americana
O Corinthians, classificado via Brasileirão, tem vaga garantida na Copa Sul-Americana em 2024. Contudo, essa condição está sujeita a mudanças caso a Fifa e a Conmebol optem por sancionar a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), excluindo os clubes brasileiros de suas competições oficiais.
Essa perspectiva representa uma das medidas possíveis que tanto a federação internacional quanto a confederação sul-americana estão considerando. Ambas as entidades manifestam insatisfação diante da intervenção judicial no processo eleitoral da entidade brasileira, que resultou na destituição de Ednaldo Rodrigues e na determinação de realizar novas eleições em um prazo de 30 dias.
Em um comunicado enviado à CBF, ambas as instituições emitiram um alerta, destacando claramente a possibilidade de impor sanções “relevantes” à confederação nacional, conforme previsto nos estatutos de ambas as entidades.
“Informamos que, caso as ações tomadas pelas autoridades judiciais competentes sejam consideradas como constituindo interferência indevida no sentido dos Estatutos, a Fifa e a CONMEBOL não poderão ter outra alternativa de ação senão aplicar as sanções relevantes sobre CBF, e isto mesmo que esta não tenha tido culpa (cf. art. 14 par. 3 dos Estatutos da Fifa)”, diz parte do comunicado enviado a CBF.
Clubes podem sofrer punições
Caso medidas extremas ocorram, os clubes brasileiros podem até ser excluídos das competições continentais. Clubes tradicionais do país, como Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Corinthians e Cruzeiro, não poderiam jogar a Libertadores e Sul-Americana, por exemplo.
A punição pode chegar até a Seleção Brasileira também. A amarelinha pode ser impedida de disputar a Copa América 2024 e correr risco de não disputar a próxima Copa em 2026.