Ao longo dos últimos anos, o Palmeiras sempre buscou aproximar o clube de seus torcedores e também organizar projetos sociais que façam com que crianças e adolescentes adquiram ainda mais interesse pela prática do esporte.
Por meio do programa de responsabilidade institucional “Por Um Futuro Mais Verde”, o Verdão fez a doação de artigos esportivos e camisas oficiais do clube a dezenas de jovens do Senegal, na África, atendidos pelo projeto Chemin Du Futur, na região de Keur Massar, próxima da capital Dakar.
Como funciona a ONG e o projeto do Palmeiras
A Organização Não-Governmental (ONG) resgata crianças e adolescentes em situação de rua e lhes oferece acolhimento e reforço escolar. A entrega dos itens foi feita pela empresária Natália Rodrigues Dourado, voluntária do projeto e associada do Palmeiras.
De acordo com a organização “Humans Rights Watch”, que realiza pesquisas e defende os direitos humanos no mundo, cerca de 100 mil meninos senegaleses são “talibés”, expressão árabe que significa “disciplina”. Entregues pelos pais a líderes religiosos, eles acabam submetidos a diferentes formas de exploração e violência, vivendo em condições análogas à escravidão.
Esta é a segunda ação social realizada pelo Palmeiras na África em 2023. Também por meio do programa Por Um Futuro Mais Verde, representantes do clube viajaram a Kumasi, em Gana, onde doaram mais de 200 produtos oficiais ao grupo Palmeiras Family, criado por africanos que torcem pelo Maior Campeão do Brasil.
A visita originou o documentário “Palmeiras Family: One Love, One People”, produzido pela TV Palmeiras/FAM: