Nessa quarta-feira (17), às 20h, na Arena MRV, o Atlético de Paulinho pode enfrentar um jogador com vasta experiência no futebol inglês, especialmente na Premier League, onde possui mais de 100 jogos. Trata-se do atacante francês naturalizado congolês Yannick Bolasie, que reforçará o Criciúma na disputa do Campeonato Brasileiro deste ano.
O jogador chegou a Santa Catarina no começo de março, mas sua estreia pelo Tigre ocorreu apenas no último sábado (13), no empate contra o Juventude por 1 a 1, no Heriberto Hulse, pela primeira rodada do Brasileirão. Ele entrou no segundo tempo da partida.
Bolasie teve um momento curioso durante a entrevista após o jogo, já que como não falava português, contou com a ajuda de um intérprete para entender uma pergunta de uma repórter. O detalhe interessante é que o mediador desse diálogo foi um jogador do time adversário, o veterano Nenê, do Juventude, que tem uma longa experiência na França.
O atacante começou sua carreira no Hillingdon Borough na temporada 2006/2007, e passou por vários clubes do futebol inglês, incluindo o Crystal Palace, Everton e Aston Villa, todos na Premier League. Embora tenha nascido em Lyon, na França, ele é naturalizado congolês e representou a Seleção da República Democrática do Congo em duas edições da Copa Africana de Nações, em 2015 e 2019.
Da Premier League para o Brasil
Em uma entrevista para o canal do Criciúma no YouTube, Bolasie explicou os motivos que o levaram a vir ao futebol brasileiro. Ele chega com contrato até o final deste ano.
“A liga brasileira sempre me interessou por causa dos jogadores que produz e muitos dos jogadores que me inspiraram são brasileiros. (…) A cidade me parece muito legal e calma, e isso ajuda muito na adaptação. O futebol meio que tem uma língua própria. Joguei também em Portugal, no Sporting, e tem palavras que conheço. Estou trabalhando nisso, na língua, para ajudar na comunicação”, disse Bolasie.