A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou uma novidade para o início do Campeonato Brasileiro nesta última terça-feira (9). A partir de agora, as decisões tomadas pelo árbitro de campo após consultas ao árbitro de vídeo (VAR) serão comunicadas no sistema de som das arenas, e essa medida será implementada em Corinthians x Galo e Vasco x Grêmio.
Ambas as partidas estão marcadas para esse domingo (14), às 16h. Wilson Seneme, presidente da Comissão de Arbitragem da entidade, comentou sobre essa decisão.
“Entendemos que é um avanço muito grande essa ferramenta de transparência. A CBF já trabalha com o telão ao vivo das revisões, com as linhas virtuais no telão e na televisão. Essa novidade é um respeito para quem está nas arquibancadas e para quem está assistindo pela televisão. É esclarecedor e dá mais credibilidade para a figura do árbitro”, disse Wilson Seneme.
O primeiro experimento no futebol brasileiro ocorreu durante a Supercopa Feminina deste ano, no confronto entre Corinthians e Cruzeiro. Na ocasião, a árbitra Deborah Cecília Cruz Correia comunicou aos torcedores a decisão de anular o gol da Raposa.
A intenção da CBF é implementar essa medida em todos os jogos da Série A até o meio do ano. O objetivo é expandir gradualmente o uso da tecnologia na arbitragem, aumentando progressivamente o número de partidas beneficiadas com essa ferramenta.
Galo no Campeonato Brasileiro
Como já citado, o Galo estreia no Campeonato Brasileiro contra o Corinthians, e logo depois, os comandados de Gabriel Milito fazem dois jogos em casa, diante do Criciúma e Cruzeiro. O Alvinegro que vai em busca de seu quarto título na competição, tendo levantado a taça em 1937, 1971 e 2021.