Comitiva do Atlético embarca à Europa, visita o Tottenham e volta com ótima notícia na mala
Com a presença do CEO Bruno Muzzi e do coordenador de Analytics do CIGA (Centro de Informações do Galo), Rodrigo Picchioni, o Atlético realizou visitas às instalações de vários clubes internacionais, incluindo o Tottenham, da Inglaterra, durante a semana passada. O objetivo dessas viagens foi estabelecer um paralelo entre o trabalho realizado no setor citado, especialmente em termos de categorias de base e análises de desempenho, e as práticas adotadas por esses times da Europa.
“A partir das visitas que fizemos, já desenvolvemos um material com detalhamento técnico dos trabalhos realizados por esses clubes. Há um entendimento de como é importante o investimento na infraestrutura, tanto de equipamentos quanto de pessoas e tecnologia”, disse Bruno Muzzi.
Em Portugal, a delegação do Galo observou de perto o processo de recrutamento do Benfica e do Sporting, bem como a formação dos jovens atletas, incluindo as interações entre os aspectos esportivos e educacionais. Eles também analisaram aspectos como nutrição, competições em que os jovens participam, além de examinar a infraestrutura dos centros de treinamento e como há integração entre as categorias de base e o time profissional.
Atlético em terras britânicas
Na sequência da viagem, a delegação do Atlético dirigiu-se ao Reino Unido, onde visitou o centro de treinamento e o estádio do Tottenham. Durante a visita, os representantes do Alvinegro puderam conhecer de perto o trabalho desenvolvido pelo clube inglês, que busca o sucesso esportivo e a estabilidade financeira, apesar de ter um orçamento 1,5 vezes menor que o do atual campeão inglês, o Manchester City.
Para concluir, a delegação do Galo visitou o centro de treinamento do Arsenal. Durante a visita, puderam conhecer de perto o trabalho de observação e análise de desempenho dos Gunners, além de entender como diferentes áreas do clube se comunicam para utilizar dados e estatísticas.