Atlético-MG e Cruzeiro se enfrentam nesse sábado (30), ás 16h30, na Arena MRV, pela partida de ida da final do Campeonato Mineiro. Para o clássico, o técnico Gabriel Milito terá as voltas de Alan Franco e Vargas, que estavam com suas respectivas seleções na data Fifa, e Zaracho, que se recuperou de uma lesão muscular na posterior da coxa esquerda.
Vale lembrar que o argentino está a quase dois meses afastado dos gramados. A última partida do camisa 15 foi em 3 de fevereiro, justamente contra a Raposa, na derrota por 2 a 0 na Arena MRV, também pelo Estadual, ainda na primeira fase.
Zaracho, que normalmente atuava como meia-direita, provavelmente terá um novo papel como segundo volante sob o comando de Gabriel Milito. O jogador que participou de apenas dois jogos este ano, marcando um gol e dando uma assistência.
Atlético-MG defende marca
O Atlético-MG, como o maior campeão mineiro, ostenta uma das maiores sequências de títulos estaduais no Brasil. Com quatro títulos consecutivos, o Alvinegro busca mais uma vez conquistar o troféu principal de Minas Gerais, já que entre 2020 e 2023, especialmente devido à disparidade nos investimentos, nenhum adversário foi capaz de quebrar a hegemonia do clube.
Quando se trata de domínio atual dentro de seu próprio estado, o Galo fica apenas atrás de três clubes no Brasil. Estes são: São Raimundo, que conquistou o título do Campeonato Roraimense oito vezes seguidas; Grêmio, com seis títulos consecutivos do Campeonato Gaúcho; e Fortaleza, pentacampeão do Campeonato Cearense.
Para manter sua supremacia no estado, o Atlético-MG precisará necessariamente vencer pelo menos uma das partidas contra seu maior rival. Isso porque, o Cruzeiro fez uma campanha melhor na primeira fase, e possui a vantagem de vencer o título com dois empates ou vitória e derrota pelo mesmo saldo de gols.