O Atlético-MG anunciou a contratação do técnico Gabriel Milito, que chega com contrato até o final de 2025. Junto dele, chegam mais quatro profissionais: Leandro Ávila (auxiliar-técnico), Sergio Di Bartolo (Preparador Físico), Juan Manuel Cortes (analista de desempenho) e Patricio Morales (psicólogo).
O ex-zagueiro do Barcelona e da seleção argentina tem 43 anos e acumula experiência como treinador em quatro clubes. Ele teve duas passagens pelo Estudiantes (2015 e 2019-2020), dirigiu o Independiente em 2016, e o O’Higgins, do Chile, de 2017 a 2018.
O período mais destacado de Gabriel Milito como treinador foi no Argentinos Juniors, onde trabalhou de 2021 a 2023. Além disso, ele é reconhecido por ser irmão mais velho de Diego Milito, ex-atacante que teve passagens marcantes pela Inter de Milão e se destacou no futebol italiano.
Após deixar o Argentinos Juniors em agosto do ano passado, o argentino recebeu sondagens de várias equipes, incluindo o Cruzeiro. Na semana passada, ele estava prestes a ser anunciado pelo Universidad Católica, do Chile, mas as negociações foram encerradas no mesmo dia em que Felipão deixou o Galo.
Primeiros desafios de Gabriel Milito
Gabriel Milito chega ao Atlético-MG com a responsabilidade de posicionar a equipe entre os primeiros colocados no Brasileirão, além de conduzi-la aos mata-matas da Libertadores e Copa do Brasil. Seu primeiro grande desafio será enfrentar as finais do Campeonato Mineiro contra o Cruzeiro.
O Galo entra nessa decisão em desvantagem, já que a Raposa, com a melhor campanha na primeira fase, possui o benefício de dois empates ou uma vitória e uma derrota pelo mesmo saldo de gols para conquistar o título. Após o jogo de ida da final do Estadual, no dia 30, o time viaja até a Venezuela para enfrentar o Caracas, no dia 4 de abril, pela estreia na “liberta”.