Daniel Alves recebe liberdade na Espanha e ainda fatura R$ 6,5 milhões
Conforme relatado pelo jornal espanhol La Vanguardia, Daniel Alves receberá 1,2 milhões de euros, o equivalente a cerca de 6,5 milhões de reais, do Ministério da Fazenda da Espanha como resultado de uma disputa judicial relacionada ao pagamento de impostos. Essa decisão foi anunciada em fevereiro, poucos dias após uma sentença criminal o condenando a nove anos de prisão por estupro de uma mulher em uma boate em Barcelona.
Nessa quarta-feira (20), a justiça espanhola concedeu liberdade provisória ao ex-jogador mediante o pagamento de 1 milhão de euros, aproximadamente R$5,4 milhões. Além disso, foram impostas restrições como não se aproximar da vítima, retenção de passaporte e obrigação de se apresentar semanalmente à justiça espanhola, o que significa que ele não pode deixar o país sem autorização.
A condenação e o julgamento de Daniel Alves
Daniel Alves foi sentenciado a quatro anos e seis meses de prisão por estupro na Espanha. A decisão foi anunciada pelo Tribunal Superior de Justiça da Catalunha em 22 de fevereiro, e ele já cumpriu mais de um ano na prisão, o que será descontado de sua pena.
Seu julgamento foi concluído no dia 7 de fevereiro após três dias de procedimentos, e durante esse período, foram ouvidas testemunhas, a vítima, peritos e o próprio acusado. Apesar do pedido da defesa do ex-atleta para suspender o julgamento devido a supostas violações de direitos, como a presunção de inocência, o Tribunal de Barcelona optou por dar continuidade ao processo.
Os juízes concluíram que não houve violação de nenhum direito. O tribunal afirmou que Daniel Alves teve assistência jurídica desde o momento de sua prisão, o que não configura violação de direitos.