CBF dá as costas e Atlético está fora do sorteio da Copa do Brasil
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) planeja divulgar nos próximos dias a data do sorteio que definirá os confrontos da primeira fase da Copa do Brasil. A entidade está considerando o dia 24 de janeiro para realizar o sorteio na sede da CBF, localizada no Rio de Janeiro, visando determinar os jogos iniciais do torneio, cuja primeira fase está agendada para o final de fevereiro.
Os 40 jogos da primeira fase estão programados para acontecer nos dias 21 e 28 de fevereiro. Minas Gerais será representada por cinco clubes nesses confrontos: Cruzeiro, América, Athletic, Tombense e Villa Nova. O Atlético, já garantido na Libertadores, apenas ingressará na Copa do Brasil na terceira fase.
Para o sorteio, os times serão divididos em dois potes: um grupo com os 40 clubes mais bem ranqueados e outro com os 40 menos bem colocados. As partidas serão decididas em jogo único, sendo que a equipe mais bem posicionada no ranking da CBF terá a vantagem de avançar com um empate, mesmo jogando fora de casa. O chaveamento da segunda fase será determinado pelo regulamento, proporcionando às equipes, desde o sorteio da primeira etapa, o conhecimento de seus possíveis adversários na fase subsequente do torneio.
Times da Libertadores só entram na 3° fase da competição
Além de todos os times que já estão confirmados nos potes do sorteio, mais 8 times irão entrar apenas na 3° fase. É o caso dos clubes classificados para a Copa Libertadores, que historicamente entram na fase mais avançada da competição. São eles, Palmeiras, Grêmio, Atlético, Flamengo, Botafogo, Red Bull Bragantino, Fluminense e São Paulo.
Apesar da tabela do Brasileirão classificar apenas 6 clubes para o torneio, São Paulo e Fluminense integram o grupo após vencerem a Copa do Brasil e a Libertadores, respectivamente.