Giovanni Augusto, ex-Galo, acerta com time paulista
A Portuguesa oficializou a contratação do meio-campista Giovanni Augusto, ex-jogador revelado pelo Atlético. A equipe, que atualmente não está em nenhuma divisão específica, disputará o Campeonato Paulista da Série A1.
“Muito feliz e motivado com essa oportunidade, todos sabem da grandeza da Portuguesa e de sua torcida! Estou ansioso para entrar em campo o mais rápido possível e dar início à uma linda história aqui”, disse o atleta.
Giovanni conquistou o Campeonato Brasileiro da Série B na última temporada com o Vitória, mas o clube baiano optou por não renovar o contrato com o experiente jogador de 34 anos. Iniciando sua trajetória no futsal do Paysandu, Giovanni Augusto posteriormente participou da Copa São Paulo e integrou a base do clube paraense, onde atuou ao lado de Paulo Henrique Ganso.
O meio-campista ingressou no Atlético em 2008, inicialmente no sub-20. No ano seguinte, foi inscrito na Copa Sul-Americana, embora não tenha entrado em campo. Em 2009, retornou à equipe júnior e, em 2010, ascendeu definitivamente ao time profissional sob o comando de Vanderlei Luxemburgo.
Após passagens por empréstimo por Náutico-PE, Grêmio Barueri-SP, Criciúma e ABC-RN, Giovanni Augusto se destacou atuando pelo Figueirense. Esse desempenho chamou a atenção, resultando no retorno ao Atlético. Durante sua passagem pelo Figueirense, o meia marcou o primeiro gol da Arena Corinthians, em jogo pela quinta rodada do Brasileirão de 2014.
O retorno ao Atlético em 2014, solicitado por Levir Culpi, consolidou Giovanni Augusto como titular na equipe. Encerrando a temporada como o terceiro jogador com mais assistências no Brasileirão, com 10 passes para gol, o meia despertou interesse do Corinthians. Após uma negociação desafiadora, ele se transferiu para o Parque São Jorge por cerca de 4,5 milhões de euros. Sua passagem pelo Corinthians não repetiu o mesmo sucesso do ano anterior, resultando em empréstimos subsequentes ao Vasco e Goiás.
Giovanni Augusto também teve passagens por Coritiba, Mazatlán-MEX, Guarani e Vitória, mas não conseguiu atingir o mesmo nível de desempenho esperado. A Portuguesa será o 14º clube na carreira do meio-campista.